[bigbets] Logo 02 Black RGB.png

NOSSA ABORDAGEM

AS PRIMEIRAS DECISÕES

DEFINEM UM NEGÓCIO

Apesar de os primeiros dias serem os mais difíceis, eles dão o tom para o que vem depois. As decisões tomadas no primeiro ou segundo ano da empresa direcionam onde ela estará no quinto, oitavo ou décimo ano.

 

É por isso que estamos lá: por que as primeiras decisões definem um negócio.

Empreender é uma tarefa solitária. Do começo ao fim da jornada o empreendedor se deparará com esse sentimento. Ter com quem trocar ajuda, mas não é suficiente para tirar a pressão que os empreendedores sentem por cada tomada de decisão.

Ao mesmo tempo, as empresas em estágio inicial parecem horrorosas: não têm produto, clientes, time, dinheiro... e os empreendedores geralmente ainda têm uma idéia remota do que estão fazendo. Toda startup é uma empresa quebrada lutando para sobreviver. E estar nessa situação é terrível! 

 

O lado bom é que todas as empresas que hoje são bacanas um dia também pareciam ruins. Faltava tudo para elas, mas mesmo assim conseguiram "dar um jeito de dar um jeito". O lado ruim é que não há escapatória: no começo, a rotina do empreendedor é praticamente toda dedicada a resolver problemas. Tudo quebra e dá errado o tempo todo!

Por isso acreditamos que nenhuma empresa em estágio inicial pode ser avaliada "tirando uma foto", mas sempre "projetando um filme". 

A combinação do "empreendedor solitário" tocando uma "empresa horrorosa" é perfeita para que decisões sejam tomadas pensando na sobrevivência e não na construção. E esse é um dos maiores perigos da vida de startup: sobreviver no curto prazo, mas matar o negócio a longo prazo.

Enxergamos que existem duas rotas possíveis para quem está começando: a do "0-Bilhão" e a do "0-Milhão". Apesar de ambas começarem no mesmo ponto, pegar a rota do "0-bilhão" só é possível com os melhores sócios, sejam eles time ou investidores, e com arquitetura / estratégia. 

Não tomar de forma adequada as primeiras decisões invariavelmente joga os empreendedores na rota do "0-Milhão", ou seja, um caminho em que a empresa terá pouquíssima chance de andar rápido e chegar longe.

Conscientizamos e ajudamos os empreendedores a tomarem as primeiras decisões e damos ferramentas para que eles consigam manter-se focados no que importa. 

  • LinkedIn