SOCIEDADE & IDÉIA

Empresas nascem da combinação entre uma sociedade e uma ideia. Por vezes, um empreendedor tem uma ideia e busca um conjunto de sócios que lhe complemente para iniciar a jornada. Por outras, a primeira coisa que surge é um time de sócios em busca de um problema para resolver ou uma visão de mundo a perseguir. 

 

O mais comum é o "bottom-up approach" ou "comece com o que conhece". Em geral acontece quando uma ou mais pessoas, após adquirirem um conjunto de experiências anteriores, percebem um problema com o qual elas têm afinidade e que conseguem resolvê-lo usando suas competências e redes de relacionamento. 

 

Cada vez mais comum é o "top-down approach" ou "apaixone-se por um problema", especialmente para aqueles que trabalharam em indústrias generalistas como consultorias ou fundos de investimento. Tais empreendedores partem de análises macro, segmentando sucessivamente o universo de oportunidades em grandes blocos como indústrias e segmentos de mercado, até identificar uma boa oportunidade de negócio. Esse caminho tem se reforçado por bases de dados cada vez mais fáceis de trabalhar, como os mapas de indústria e +US$1B do CB Insights, a lista do Seed DB das empresas aceleradas ao redor do mundo e os relatórios sobre as empresas recém-avaliadas em +US$1B do Pithcbook (2018 e 2019).

 

Independente da trajetória adotada pelo sócios, a sociedade precisa ser bem estabelecida e cultivada para que se mantenha sólida ao da jornada dos empreendedores. Assim como em casamentos, empatia, vulnerabilidade e comunicação são elementos chave para uma sociedade funcionar no ambiente de negócios. 

 

Use testes como o Crystal, Meta Profiling, 16 Personalities e High5 para conhecer melhor os seus sócios e experimente esse conjunto de perguntas (baseado no estudo de Arthur Aron | The Experimental Generation of Interpersonal Closeness: A Procedure and Some Preliminary Findings) para gerar mais intimidade com seus sócios.

 

Também é importante é definir as regras do jogo entre os sócios, que vão desde a divisão da sociedade até os compromissos de trabalho e governança. Esse tipo de conversa deve ser feita o mais cedo possível, dado que tende a ficar mais dura à medida que a empresa cresce e as relações se desgastam.

JÁ TEM UM TIME E/OU UMA IDÉIA? Faça parte do Big Bets.